quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"A vida é a arte do encontro...

...Embora haja tantos desencontros pela vida". Já dizia o poeta Vinícius de Moraes. E eis nessa frase um assunto que adoro falar, talvez meio clichê, mas nem tudo que é clichê é irrelevante, certo? Há de se enxergar a beleza no óbvio, no sempre dito e repetido. E simplesmente me fascina o poder do acaso, ainda mais se tratando desse poder nos relacionamentos humanos. É incrível como um mínimo movimento pode alterar todo o desenrolar dos acontecimentos, desenrolar esse, que cada segundo é transformado, e o fim é incerto e nem sequer existe, basta um empurrãozinho para que o que parecia fim seja só o principio. E o que são encontros senão meros acasos? É tão belo e assustador pensar que se não fosse um pensamento momentâneo, uma decisão de ultima hora, uma sequência de acasos que envolve N outras pessoas... Você não conheceria alguém que hoje é parte fundamental da sua vida. Como o fundamental poderia nem sequer existir? Daí eu penso quantas pessoas importantes para mim eu nem sequer conheci e estão espalhadas por aí, perdidas do meu caminho, pois o desencontro é tão ocasional quanto o encontro. Há tanta gente que eu poderia amar e nunca vou conhecer. A vida é mesmo injusta... porém bela. Sou muito agradecida pelas loucuras do acaso que colocaram no meu caminho pessoas incríveis, que me deram a oportunidade de conhecer mais pessoas incríveis e por aí vai... E quando vou ver tudo está intrinsecamente ligado, parece até magia. Quem mais a vida me trará, e quem eu perdi sem saber? Será que essa pessoa que agora passa ao meu lado poderia ter vivido uma grande história comigo? São questionamentos que me intrigam, no fim, será que conhecemos quem temos que conhecer? O fato é que tudo isso me soa extremamente artístico, a vida tem mesmo muito talento, mesmo que nos traga pessoas que nos façam sofrer, são essas fundamentais no nosso aprendizado, no fim, parece que foi tudo muito bem cuidado e escolhido pra nós. Quando vou pensar em cada relacionamento na minha vida, vejo quantas coisas tiveram que acontecer e não acontecer, algumas que nem estão ao meu alcance pensar... E tudo isso é muito louco.




Imagem do filme Encontros e Desencontros

2 comentários:

  1. Ainda é assustador ler meus pensamentos escritos pelas pelavras de outra pessoa, principalmente por estar tão bem escrito.

    ResponderExcluir
  2. Eu lembrei de uma conversa que a gente teve sobre isso. Quando saimos, vemos tantos transeuntes e alguns nos chamam atenção, mas o simples fato de ser desconhecido cria um bloqueio. Quantas pessoas valeriam a pena conhecer? Não se sabe. Se uma comunicação não foi estabelecida, então não era para ser. Eu ainda acho tudo isso muito injusto. Deve haver uma forma de reverter.

    ResponderExcluir